CURSO TÉCNICO MEIO AMBIENTE

O Curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Estadual Dona Francisca Josina, localizado no Distrito da Serra do Cipó, Município de Santana do Riacho, foi autorizado pela SEE – Minas Gerais pela portaria 805, datada em 16 de julho de 2009.

A escola constitui, na região, o principal fórum em que a comunidade se reúne na busca de soluções para seus problemas. Como sonho comum, para ajudar a cuidar do “lugar que a gente vive”, temos como possibilidade concreta a participação efetiva de parceiros da comunidade local.

O início do curso foi marcado em sua aula inaugural pela presença de várias autoridades estaduais: (Metropolitana C e SEE); Autoridades Municipais: (Prefeitura Municipal, Câmara Municipal e Secretarias Municipais de Santana do Riacho e Jaboticatubas), além de representantes das entidades locais como a direção do PARNA Cipó dentre outros.

Houve apresentação cultural local e a participação do Grupo “Os Curiós- Projeto Cipó Vivo”, contamos ainda com a presença da ilustre Drª. em Botânica Nanuza Luiza Menezes, pesquisadora da região há mais de 25 anos, que proferiu uma interessante palestra expondo características da flora regional.

O curso vem sendo desenvolvido com dedicação e comprometimento pela Equipe docente, Consultores da UFMG, Coordenação de Curso, Supervisão Pedagógica e Direção Escolar.

O objetivo do curso é qualificar profissionais em nível técnico para a gestão ambiental, com competência para exercer funções de diagnóstico, vigilância, preservação ambiental; planejamento, organização e execução de diversas atividades, junto a equipes multidisciplinares em Meio Ambiente. Os alunos poderão atuar no setor público e privado, contribuindo assim para a conservação cultural/ ambiental e no desenvolvimento social e econômico da região da Serra do Cipó.

O curso profissionalizante é pioneiro em sua proposta, haja vista que a viabilização da educação técnico-profissionalizante é gratuita para pessoas da comunidade local, este fato não é uma realidade recorrente nos destinos ecoturísticos de Minas Gerais.

O curso acontece em 4(quatro) módulos, onde durante (dois) 2 anos os alunos tem acesso à conteúdos teóricos e práticos, dentro da perspectiva transdisciplinar de ensino. A proposta nasceu do projeto Bandeirinhas, uma parceria com a FUNDEP-UFMG. A implantação do Curso Técnico em Meio Ambiente na escola, tornou- se referência regional, atendendo aos municípios de Jaboticatubas, Morro do Pilar, Conceição do Mato Dentro e Santa Luzia.

A proposta Pedagógica do Curso Técnico em Meio Ambiente, tem como um dos objetivos preparar os alunos para transitarem entre diversas áreas do saber e se libertarem de um modelo compartimentado de conhecimento. Neste sentido, a prática pedagógica é discutida diversas vezes nas reuniões semanais com todo corpo docente, coordenação de curso e supervisão pedagógica, e consultores da UFMG, a fim de desenvolver um trabalho coletivo e transdisciplinar. No qual, os professores de diferentes disciplinas discutem suas práticas do cotidiano, especificidades de suas disciplinas, critérios de avaliação, Trabalho de Campo, Visitas Técnicas, Palestras, Projetos de Intervenção, Práticas Complementares e Estágios Supervisionado, bem como outros assuntos de relevância para o andamento do curso.

Ao longo do curso os alunos elaboram individualmente um Projeto de Intervenção para o local onde vivem como trabalho de conclusão de curso sob a orientação dos professores. O mesmo é avaliado por uma banca examinadora com conhecimento específico de acordo com área temática de cada projeto. Este projeto final aponta como diferencial do curso, pois contribui de fato para a inserção do aluno no campo prático de trabalho de um técnico ambiental.

O resultado desse trabalho traduziu-se numa gama de problematizações e propostas de intervenção, que buscaram sanar diversas questões de interesse local e regional.

Além dos Projetos de Intervenção, o estágio supervisionado foi contemplado na grade curricular do Curso Técnico em Meio Ambiente com uma carga horária de duzentas horas.

O registro do curso no CREA- MG em abril de 2011, representa um avanço significativo na importância e respaldo no mercado de trabalho o que configura também um aumento no interesse da comunidade.


Josefina Maria de Freitas
Direção Escolar